AGT apresenta Imposto sobre os Veículos ...

AGT apresenta Imposto sobre os Veículos ...

A Administração Geral Tributária (AGT) procedeu ao lançamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM), durante uma Conferência de Imprensa, presidida pelo Director dos Serviços Fiscais, Tiago Santos.

O IVM é a contribuição anual que todos os proprietários de veículos motorizados, nomeadamente automóveis ligeiros, pesados, motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, aeronaves e embarcações, têm de pagar ao Estado.

O novo imposto é uma evolução da Taxa de Circulação, já extinta, que visa a modernização e uma maior justiça tributária, sendo que o referido imposto poderá ser pago de Janeiro a Junho de cada ano.

Importa realçar que doravante, os selos apresentar-se-ão em formato de dísticos, que poderão ser facilmente impressos no Portal do Contribuinte da AGT.

Os detentores de veículos motorizados devem cadastrar as suas viaturas, num processo rápido, simples e cómodo, sem sair de casa, através do website (www.agt.minfin.gov.ao); Portal do Contribuinte (www.portaldocontribuinte.minfin.gov.ao) e Central de Apoio ao Contribuinte (+244 923 16 70 10), conforme avançou Tiago Santos, Director dos Serviços Fiscais da AGT, em conferência de imprensa realizada hoje, dia 2 de Fevereiro, que serviu de mote para a divulgação do mencionado imposto, que substitui a Taxa de Circulação.  Pode ser pago nos mais variados canais, nomeadamente ATM, Portal do Contribuinte, Agências Bancárias, Internet Banking, Multicaixa Express. Os proprietários podem, em último caso, cadastrar e efectuar o pagamento do imposto nas Repartições e Postos Fiscais e nas Brigadas Móveis da AGT.