Sistema Asycuda World actualiza tramitaç...

Sistema Asycuda World actualiza tramitaç...

A Administração Geral Tributária procedeu melhorias no funcionamento do sistema Asycuda World, desde o dia 01 de Fevereiro, no âmbito da facilitação do comércio.

Doravante, ao invés de ser emitida uma nota de saída para cada contentor, o sistema permitirá a saída de um ou vários contentores na mesma nota de saída.

Importa realçar, que será permitida, a transferência imediata do titulo de transporte master sem a exigência prévia do mesmo ser transformado em house.

As transferências dos títulos de transportes serão validadas após a chegada do meio de transporte no sistema Asycuda.

O sistema Asycuda World facilita a simplificação dos procedimentos aduaneiros, a conclusão da tramitação dos documentos, incluindo pagamentos antes da chegada das mercadorias ao território angolano. A celeridade na tramitação de processo aduaneiros promove o aumento da transparência nas trocas comerciais, reduz os custos nas transacções e aumenta a cooperação aduaneira entre os Estados. Entende-se por facilitação do comércio, a criação de procedimentos simplificados e harmonizados, liberalização e o despacho aduaneiro de mercadorias, abarcando a segurança, a arrecadação de receitas e a recolha de dados estatísticos.